Dentro da barra de menu seleciona-se a opção "Roteadores".
Feito isso basta clicar no botão Adicionar roteador e os campos necessários vão ser gerados como abaixo.
→ Campos importantes:
IP do netflow: Este campo necessita de uma atenção maior que o de IP do roteador. Em teoria se referem a mesma coisa, ao IP do equipamento, no entanto neste específico o sistema olhará como aquele presente como source nos pacotes netflow exportados. Este IP é utilizado para rodar os processos de contagem de tráfego, portanto é importante que seja o mesmo configurado como source.
Sampling: Este campo corresponde a contagem de pacotes que o BGP utiliza para mandar 1 pacote. Por exemplo configurado para 400 significa que a cada 400 temos 1 pacote enviado. Segue abaixo o padrão para cada modelo. Caso não esteja na lista o recomendado é começar por 500 e ir validando tráfego e uso de CPU.
Huawei NE20: 200
Huawei NE40: 400
Huawei NE8000: 400
Juniper MX: 1000
Mikrotik: 1s
Cisco ASR: 500
Vyos: 500
Switchs: 500
Porta Netflow: Este campo se refere a porta que o equipamento usará para mandar netflow ao coletor. No entanto também é usada para processos de contagem de tráfego e não pode se repetir para outro roteador.
Versão Netflow: Campo que se refere a versão netflow. A versão mais utilizada e recomendada é V9. Caso seu equipamento não suporte é precisa passar para Sflow.
Passo final:
O último passo é clicar no botão Buscar interfaces via snmp para gerar a lista de interfaces. Para isso não esquece de configurar os campos de SNMP e liberar a coleta para o IP do Made4flow. Desta forma elas serão geradas abaixo e no botão editar se encontrará a opção de monitoramento e classificação.
Feito todos os cadastros já podemos salvá-lo e o processo é finalizado.